quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Ei guria! Se toca.

Oi amores e amoras! Quase fim de semana e por aqui continua a onda de calor e na cidade de vocês? Bem, hoje o post tem caráter de conscientização. Estamos no Outubro Rosa e eu não poderia deixar de abordar esse tema aqui. Quem me conhece há um tempinho, sabe que eu cursava Tecnologia em Radiologia e por isso eu não poderia deixar passar em branco. 

A tecnologia tem avançado e é incrível como cada vez mais as mulheres parecem desinformadas, e ou não se importam. O câncer de mama é hoje a maior causa de morte entre mulheres no Brasil, - na região norte, só perde para o Câncer do Colo do Útero. Mas vale lembrar que essa patologia atinge também aos homens, numa taxa bem menor, é claro mas ainda assim é motivo de preocupação. A prevenção só é possível através do conhecimento dos fatores de risco. Abaixo você pode conferir alguns:
 ♀ Sexo: ser mulher é o principal fator de risco.
 ♀ Hereditariedade: mulheres que tiveram casos na família (mãe, irmã), tem a probabilidade de 80% a mais de desenvolver o câncer de mama.
 ♀ Menarca precoce.
 ♀ Menopausa tardia.
 ♀ Reposição hormonal.
 ♀ Longo período de dosagem anticoncepcional.
  Nuliparidade.
  Primiparidade tardia.
  Lesões mamárias atípicas.
  Idade entre 45 e 55 anos.
  Sedentarismo.
Esses são alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento do câncer.  Mas sabiam que o autoexame pode ajudar no processo de descoberta  do câncer? É simples e pode salvar vidas.

Perceberam como em alguns minutos pudemos compartilhar informações importantes? O Sistema Único de Saúde, apesar da sua precariedade, oferece de forma gratuita a mamografia que é junto com a ultrassonografia, um dos métodos de diagnóstico do câncer. A partir dos 30 a 35 anos, se recomenda fazer um exame de base, para rastreio de possibilidades de aparecimento ou formação atípica nas mamas. Se for detectada uma situação assintomática, a mulher deve a partir dos 40 anos, fazer a mamografia a cada dois anos. E no caso de a situação ser sintomática, a monitoração deve ser anual. Mas jamais deixando de lado o autoexame. 
Previna-se! Divulgue! Compartilhe com as amigas! Vamos fazer a informação girar. Levante essa bandeira. Espalhar essas informações é um ato de amor. 
Ah! O outubro rosa, é destinado aos seus pets também. E o autoexame vale para eles também.  

Beijos e até a próxima.

57 comentários:

  1. Ei! Não podemos esquecer dos Homens! Cada dia que passa cresce o número de homens que sofrem de Câncer de Mama. (TRISTE REALIDADE)
    o Auto exame é SUPER válido para nós também! Principalmente nós gordinhos que temos tetões \õ/

    Estarei aguardando ansiosamente um post sobre o Novembro Azul :)

    beijos "BMCLAPD"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs Verdade, temos que cuidar de nossos "tetões" mesmo. A tal ginecomastia é uma tristeza pra mim, mas em breve vencerei a danada.

      Excluir
    2. Não vou esquecer não. Eu vou dar uma atenção pra vocês sim.
      Seus lindos. Ai gente que emoção, meus dois irmãos comentando aqui.
      Amor vocês dois.

      Excluir
  2. Excelente post, gostei bastante da sua iniciativa em trazer aqui para o blog esse assunto que é bastante importante. Para que possamos nos conscientizar, beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Realmente, esse é um assunto muito importante e temos que cuidar, mesmo que não tenhamos a idade de risco.

      Excluir
  3. Parabéns querida :). É muito importante a gente compartilhar esse tipo de informação e incentivas as pessoas. Fazer o auto exame é importantíssimo. Todos nós precisamos nos cuidar. :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post! Super informativo e útil. Eu não sabia como fazer o auto exame, o posto me ajudou demais.

    ResponderExcluir
  5. Já passei pelo ginecologista quando sentia dores horríveis nos seios, e morri de medo pensando ser câncer de mama! Por sorte, não era nada tão grave e apenas alguns remédios durante a parte da manhã resolvem meu problema!
    Bela iniciativa ♥ Infelizmente, ainda há mulheres que não sabem o risco que correm :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, que bom que não era nada grave.
      Simmm, muitas mulheres até sabem mas preferem ignorar. =(

      Excluir
  6. parabéns pelo post, viu. Super bem escrito e muito explicativo. É muito importante que esse assunto seja passado para a maior quantidade de pessoas possíveis, pois muitas ainda não fazem o auto exame.

    Beijos da Tay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay, obrigada, suas palavras valem muito. Beijo

      Excluir
  7. Que post ótimo!!!
    Eu já tive algumas dores nos seios, graças a Deus passou e não foi nada demais. Mas esse texto ajuda a previnir.. Excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lai
      Obrigada pela visita e continue se cuidando. Beijo

      Excluir
  8. Pra mim essa é umas das melhores campanhas de prevenção. é um mês muito bonito, onde as pessoas realmente param pra pensar no assunto.
    Conheço muita gente que conseguiu vencer o câncer, pq descobriu cedo devido ao autoexame. Ele é primordial!
    Parabéns pelo post e pela atenção a essa linda causa!

    ResponderExcluir
  9. Post super útil! Na minha família minhas tias e minha avó já tiverem câncer de mama, e acho que se houvesse mais informações como essa todo o sofrimento poderia ter sido evitado, pois quanto mais cedo se reconhece o problema mais fácil é de ser tratado... Parabéns pela inciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiz. Acho muito importante difundir isso ao máximo.
      Beijo

      Excluir
  10. Há um tempo atrás comecei a sentir dores em um dos seios quando eu deitava... Fui a ginecologista e conversei com ela. Ela disse que as vezes pode acontecer da mama ficar mais sensivel mesmo e tal, mas ainda assim fez o pedido da ultra. Não deu nada grave, mas é importante repetir sempre o exame de 6 em 6 meses.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se há recomendação médica é bem importante mesmo seguir isso. A descoberta precoce aumenta em cerca de 85% a chance de cura total.
      Beijo

      Excluir
  11. Oi, Paula! Antes de mais nada, parabéns pelo post! Desde criança a minha mãe sempre me ensinou sobre a prevenção e quase sempre, estou fazendo o auto exame. Por mais posts assim! Beijos
    www.hashtagtecontei.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dai.
      Fico feliz que tenha gostado e mais ainda de saber que sua mãe sempre te orientou.
      Beijo

      Excluir
  12. Que post mais lindo e digno de ser compartilhado.
    Infelizmente ainda nas datas de hoje, muitas pessoas tem receio de ir ao médico, e com isso vem as consequências :/
    Com esse post podemos fazer o teste ainda em casa, pra quem tem esse medo.
    Parabéns mesmo pelo post e muito sucesso!!!
    Compartilhei no G+.

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juh que feliz que você gostou e compartilho...<3
      Muito obrigada pelo carinho.
      Beijo

      Excluir
    2. Imagina amore, eu acho muito importante posts assim :* Parabéns <3

      Excluir
  13. Essa campanha é importante demais, não sei como ainda tem mulheres que mesmo sabendo da gravidade da doença não se preocupam em fazer exames ou o auto exame. Eu tenho casos de cancer na familia então mesmo com 35 anos já comecei os exames preventivos por ordem da médica.
    Achei seu post super importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É disso que falo. Você é um excelente exemplo de pessoa que se preocupa com o fator hereditário. Parabéns!
      Obrigada pela visita.
      Beijo

      Excluir
  14. Conscientização sobre o CA de mama é muito importante! Embora as pessoas estejam cansadas de saber que é necessário, ainda tem gente que insiste em não ligar pra um exame tão importante quanto esse! Por isso, é mais que neceessário mantermos nossos exames de rotina em dia e fazermos o autoexame! Pode salvar nossa vida! <3

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post! Já sabia sobre os cuidados para com o auto exame, mas o que me chamou a atenção foi sobre o auto exame nos pets. Estou com uma cachorrinha de um aninho aqui e acredita que o veterinário nunca me disse nada sobre isso? Vou começar a ficar de olho e examina-la também. Adorei o post.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Dri, os pets também tem esse problema. Acho que vou fazer um post especial pra eles também.
      Beijo

      Excluir
  16. Parabéns pelo post !! muito explicativo, super apoio o outubro rosa
    beijos

    http://bloglauraregina.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  17. Excelente o seu post. Até o início desse ano nunca tinha acompanhado um tratamento de câncer, mas uma amiga da minha mãe teve e em muitos momentos foi bastante difícil segurar a barra. Descobrir no início fez toda a diferença para a chance de cura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que tenso. Por é tão importante o diagnóstico precoce.
      Beijo

      Excluir
  18. Temos que acordar!É um assunto muito importante, pode ser para muitos algo bobo e que todo mundo falar mas existe sim e muita gente pessoas que não sabem, pessoas mais carentes que não conhecer e, é mais que nosso dever levar o assunto para todas! Adorei o post,sinceramente foi um tema bem bacana!
    Beijinhos!
    Claraaoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que bacana! Olha, a internet tem um mundo muito maior do que o nosso. Ela abre possibilidades até mesmo para salvar uma vida. Um alerta sobre um assunto que é o câncer, serve para prevenir tbm. Seu post tem essa utilidade: de alertar alguém, que pode evitar e até mesmo tratar de imediato. Amei guria! hahah um beijo sua linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhóin obrigada May, fico muito feliz com comentários assim.
      Beijo sua linda

      Excluir
  20. Concorodo com tudo o que disse, realmente o cancêr de mama vem sendo umas das maiores causas de morte entre mulheres, é importante se previnir <3

    - Jaynne Nunes

    ResponderExcluir
  21. Concordo e acho super legal
    Boa escolha de tema

    ResponderExcluir
  22. Gata aqui o calor tb ta grande kkkk. Muito bom o post, sempre é bom conscientizar. infelizmente ainda existem mulheres que não sabem fazer nem mesmo o autoexame.

    RELAXA E CURTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, por isso acho que nosso papel como influenciadoras é divulgar.

      Excluir
  23. Adorei o seu post! Nossa missão como blogueiras/influenciadoras é alertar e informar. Confesso que ainda tinha algumas duvidas de como fazer o autoexame. E outra coisa, não sabia que o sedentarismo também era um fator agravante pro risco. Parabéns! Ganhou uma leitora! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Fico bem feliz de ter ajudado você a conhecer fatores outrora obscuros. Ficarei honrada se você continuar voltando.
      Beijo

      Excluir
  24. Olá Paula , parece que resolvemos abordar as duas o mesmo tema :) Adorei o teu post. Muito profissional e elucidativo. O cancro da mama é um medo latente na subconsciente de todas as mulheres, apesar de muitas tentarem ignorar. É preciso apelar a esse subconsciente, é preciso gritar bem alto que a vida pode estar na ponta dos nossos dedos.

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa de Paula, né. eheheh
      Mas sim, concordo contigo, isso é algo a ser gritado, afinal ninguém acha será a próxima com esse problema, mas a vida é cheia de surpresas, né.

      Excluir
  25. Amei seu posto muito completo e bem escrito. Quando dei por mim tinha chegado ao fim. Infelizmente muita gente continua desinformada sobre o assunto. Eu infelizmente vivo o drama de alguém muito próximo com cancro da mama e a luta não é fácil nem para ela nem para o resto da família. Vamos nos prevenir. 😘😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pela situação que está passando, mas é mais um alerta para todas nós mulheres. Estimo melhoras para sua parente.
      Beijo no coração.

      Excluir
  26. Amei seu posto muito completo e bem escrito. Quando dei por mim tinha chegado ao fim. Infelizmente muita gente continua desinformada sobre o assunto. Eu infelizmente vivo o drama de alguém muito próximo com cancro da mama e a luta não é fácil nem para ela nem para o resto da família. Vamos nos prevenir. 😘😚

    ResponderExcluir
  27. Conscientizar é a grande chave para mudar vidas... Esclarecer e divulgar é necssário, pois muitas ainda não sabem ou não tem acesso à informação. É uma luta à qual todos devemos estar juntos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Adorei seu post, super completo! Acho muito bacana ver blogueiras (não só as blogueiras, mas também outras mulheres, e até mesmo os homens), compartilhando informações como essa. Parabéns pelo post <3

    Beijos,

    ResponderExcluir
  29. Essa questão do auto-exame é super importante. Muitas vezes muitas mulheres só descobrem muito tarde, porque não se tocam, não conhecem seus corpos. Você fez a diferença com este post.

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...