quinta-feira, 10 de novembro de 2016

E como vai seu sono?

Oi minha gente linda, como vocês estão? Por aqui está sobrando sono e faltando vontade de se animar. Foi então que tive incrível ideia de fazer uma postagem falando da qualidade do sono. É sabido de todos que o sono é muito importante para uma boa saúde; mas até que ponto estamos dando atenção a essa faceta tão importante?
Separei algumas informações bem pertinentes, então continue lendo pra saber mais. 

Google. 
Vamos a um dos fatos mais importantes sobre o sono. É durante o sono que nosso organismo se recupera do dia que teve. Enquanto estamos no mundo de Morfeu, nosso corpo aproveita para reparar e produzir células novas, reforçar as estruturas musculares e ósseas, além de digerir o alimento consumido no decorrer do dia. Sabiam que é nessa hora que consolidamos nossas memórias?
Mesmo assim, a cada ano as queixas de insônia só aumentam e isso significa que grande parte da população não atinge o sono reparador. Já reparou  se você deita cansada (o) e acorda pior? Pois é minha gente, vocês podem ter um probleminha com seu ciclo do sono.
Mas quais as fases do sono?

  • 1. Estado de latência onde os olhos ficam pesados e nos sentimos entorpecidos. Quem faz isso é o hormônio melatonina, que nos avisa que é hora de descansar.
  • 2. A temperatura corporal diminui e os sons externos começam a ficar distantes. 
  • 3. A respiração se torna suave, a pressão arterial diminui e os músculos relaxam. Essa é a fase de transição entre a latência e o sono leve.
  • 4. Ciclo REM (rapid eyes movement) é o período em que nossos olhos se movimentam de um lado para o outro de forma muito rápida. Sim! Os sonhos acontecem nesse estágio.
  • 5. Sono profundo. Quando atingimos esse estágio, nosso cérebro libera o hormônio do crescimento e a leptina, que é responsável pela saciedade. Após isso, podemos voltar ao REM e ter novos sonhos, esses há uma possibilidade de nos lembrarmos. 
  • 6. Acordando. A glândula suprarrenal, seguindo nosso relógio biológico, irá liberar cortisol que por usa vez afastará a sonolência e vai nos impelir a abrir os olhos.
Tumblr.
Notaram a importância de concluirmos as fases de forma correta? Um ciclo completo de sono dura 90 minutos, e sinto informar que são necessários cinco deles para alcançar o descanso pleno. Por isso, somos recomendados a dormir 8 lindas, deliciosas e impossíveis horas. 
Mas vocês sabiam que quem não dorme direito engorda? É triste, eu sei, mas quanto menos dormimos, mais nosso organismo produz grelina, e essa é uma substância que aumenta a vontade de comer. De quebra, ainda diminui a produção de leptina. 

Dicas para dormir melhor

 Diminuir o consumo de cafeína após as 14 horas.
♥ Encare o escuro, evite fontes de luz como o celular e a tv. Eles podem nos deixar alertas.
♥ Evite atividades físicas no período noturno.
♥ Dormir quando estiver cansada (o).
♥ Melhorar os hábitos alimentares, evitando fast food e o excesso dos carboidratos.
♥ Se nada funcionar, procure ajuda. Seu caso pode exigir acompanhamento médico.
A verdade é que existem coisas que podemos fazer para melhorar por conta própria, mas não podemos esquecer que em casos mais severos a opinião de um especialista é o mais recomendado. 

Tumblr.
Então amorecos, vamos parar de contar carneirinhos. Vale a pena fazer uma lista de coisas que talvez estejam influenciando nosso sono. Acho que pode até ser configurada como metas a serem seguidas. O quê acham? Eu mesma estou pensando em fazer um o projeto para dormir melhor. E vocês? Dormem bem? Conseguem as 8 horas diárias? Me contem tudo.
Por hoje é isso. Beijoka´s.

Fonte: Artigo com trechos adaptados da revista Women's Health-Abril 2011.

52 comentários:

  1. Nossa! Esta carapuça me serviu. Acredito que todos os brasileiros estão sofrendo do mesmo mau, o sono mau dormido.

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    1. Né. Eu mesma devo dormir umas 4 horas ininterruptas e isso atrapalha todo o metabolismo.

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    2. Oi, bom, infelizmente não estou conseguindo escrever em um comentário, como dizer? Normal... mas queria te dizer muito obrigada, seu post me foi muito útil pois sofro de insonia., anotei varias dicas para mim, espero que funcione.

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  2. Muito interessante o seu post. Acho que boa parte da população tem um sono mau dormido. Eu por exemplo, não consigo dormir antes de 00:00 mesmo estando cansada, parece que meu organismo já se adaptou a esse horário, infelizmente. =/

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    1. O meu também. Sempre que tento dormir mais cedo fico apenas deitada e só consigo pegar no sono próximo de 01hr da manhã.

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  3. Esse négocio de sono é complicado mesmo. Eu tenho insonia, não durmo de jeito nenhum, eu deito e fico cerca de 4/5 horas olhando pro teto sem conseguir sequer fechar o olho (mesmo cansada não consigo dormir). Já cheguei a passar 2 dias e 2 noites acordada por culpa da insonia :(

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    1. é realmente complicado...as vezes eu tenho esses bloqueios também.

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  4. Bem legal você abordar isso, o sono é muito importante e crucial para saúde e até mesmo a beleza. Algumas pessoas não dão muito crédito a isso. Adorei suas dicas e saber melhor sobre as fases. Um beijo e muito sucesso.
    Esteticando-se

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    1. Que bom que gostou. O objetivo é esse, trazer informações novas.
      Beijo

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  5. Nossa falar sobre isso é bem complicado, pois até um tempo atras eu dormia feito uma pedra e se deixasse eu só acordava lá pras 11 hras da manha, mas agora estou acordando cedo e vez por outra perco o sono e só consigo dormir quando lá pras 3 da manha

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  6. Eu dormia muito bem, mas parece que a gente vai envelhecendo, vem os problemas da vida e faz a gente "remoer" essas coisas ao invés de deixar pra lá. Eu dei uma diminuída nisso, mas agora meu problema é ficar acordada até de madrugada mexendo na internet, e quando deito, ainda mais um pouco o celular, então falto na faculdade as vezes só pra conseguir ficar 8 horas dormindo, que pra mim essas 8 horas são muito importantes. Até consigo, mas devo diminuir (e muito) o uso das tecnologias.

    Beijos,
    https://juliannesoueu.blogspot.com.br/

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    1. Sofro do mesmo mal. Pior que as vezes eu acordo durante a noite e já pego o celular...maior erro.

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  7. Esse sono aí é o meu rsrs
    Gostei da dicas, vou tentar começar a por em prática .
    besitos

    www.blogmeamarro.com

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  8. Que post incrivel, muita coisa eu nao fazia ideia! E percebi que meu sono nao vai indo muito bem hahaha Queria conseguir dormir mais, e descansar mais, porém, na correria do dia a dia, confesso que está bem complicado.

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    1. Obrigada Teka
      Espero que consiga descansar mais.
      Beijo

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  9. Nossa, quanta informação sobre sono kkk confesso que só sabia das 8 horas de sono kkk nunca imaginei que sono tinha estágio, mas agora estou bem informada grassas a seu post! Tem alguns dias já que vou dormir cansada e acordo pior que antes kkk Beijos :)

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  10. Não sabia que o sono tinha essas fases, post ótimo para meu conhecimento. E as dicas para um bom sono são ótimas mesmo e com certeza me ajudaram a descansar melhor daqui pra frente !! AMEI

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  11. Adorei a ideia do post!
    Eu funciono muito á base de cafeína e quase sempre vou dormir tarde. Em parte por causa do café mesmo, em parte porque as minhas melhores ideias acontecem depois da meia noite.
    Esses últimos dias eu tenho feito verdadeiras maratonas cerebrais. Estou escrevendo muito mais do que o normal e quase não largo computador, por isso estou me cansando muito mais. Então, por enquanto, nenhum estrago nos sonhos. Quando deito, durmo logo. Mas já estou sentindo o perigo disso, já que estou ficando mais e mais lenta durante o dia. Acho que vou ter que dar umas férias para mim mesma. Bjs!

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    1. As vezes temos que dar uma pausa. Pois o corpo cobra lá na frente.

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  12. Achei muito interessante este seu post, eu sou um bom exemplo de péssimo sono. Meu sono é muito leve e tenho a impressão de nem ter dormido, pois acordo com qualquer barulho :/

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    1. Sou assim também. Mesmo que eu durma muito eu acordo como se não tivesse dormido mais que 10 minutos.

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  13. As dicas vao me ajudar muito mesmo ! Mas a parte de diminuir o café não vai ser comigo kkkk eu preciso dele pra poder ter uma boa noite de sono... sou estranha sim haha... mas algumas das dicas vou por em prática

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    1. O lance do café é aplicável pra muitas pessoas. Eu não tenho problemas com café...agora se eu tomar o chá verde, eu fico dias ligada.

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  14. Que post excelente. Vou por essas dias em prática pois o meu sono está terrível esses dias.

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  15. Olá!
    Suas dicas foram muito pertinentes para mim, pois sou péssima no quesito dormir. Meu sono é todo desregulado e eu sempre durmo muito tarde e acordo muito cedo.
    Vou tentar regular mais e dormir mais, pois vejo o quanto afeta no meu dia!
    Bjs

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    1. Oi Vi
      Tomara que consiga. Eu sei como é terrível uma noite mal dormida.

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  16. Adorei suas dicas,Paulinha! Confesso que tenho uma dificuldade absurda para dormir, chegando a precisar de remédio dependendo do dia. Só uma coisa que pra mim funciona, que é fazer atividades físicas a noite! Chego super cansada do treino, tomo banho, como e apago! Vou tentar seguir algumas dicas! Beijos

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    1. As vezes também preciso de remédio e isso é ruim.
      Tomara que seu sono melhore.

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  17. Oi, finalmente aprendi a comentar aqui, estava passando por um sufoco, ams enfim, queria agradecer pelas dicas pois eu sofro de insonia e as vezes fico minutos e horas tentando dormir, e olha que acordo de manhã cedo, espero que funcionem pois vão em ajudar muito

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    1. Oi Gabbie
      Espero ter te ajudado. Tomara que seu sono melhore.

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  18. Eu faço tudo errado e durmo bem demais hahaha, nunca tive problema em dormir, e eu deitar, durmo até demais, desde que eu sou pequenina. Eu tomo café antes de dormir, faço Muay Thai até 20h30, mexo no celular antes de dormir, haha, tudo errado. Mas gostei muito das dicas, ajudam muito quem tem dificuldade em dormir.
    Beijos!
    http://www.tarsilamartins.com/

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    1. Sabe qual o problema Tata? É que uma hora o organismo começa a cobrar.
      Que bom que gostou do post, tem esse objetivo mesmo, ajudar quem tem problemas pra dormir.

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  19. Eu tenho lido imenso sobre o tema e confesso que mesmo assim me porto mal pa caramba. Verdade!!! Não durmo quase nada, bebo cafeina (muita) mesmo à noite, venho pro pc, fico no celular, enfim... um bom puxão de orelhas é o que eu tô precisando ;)
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

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    1. Oi Paula
      Acho que nessa era digital, todas nós precisamos de um bom puxão de orelhas.

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  20. Confesso que tenho dormido pouco, até porque sou uma pessoa de hábitos noturnos. Tento corrigir isso ,mas cada dia, durmo mais tarde ainda! Legal seu post! Te seguindo!!

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    1. Oi sol
      eu sei como é difícil mas é preciso corrigir isso. O sono é muito importante pra saúde.

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  21. Este post foi todinho pr mim sempre tive problemas com sono... pior é o cansasso da manhã. Bjs . http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br

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    1. Ahhh sim....acordar mais cansada do que quando foi dormir.

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  22. Pensa em uma pessoa que nos últimos anos tem dormido mau, essa sou eu!
    Não consigo dormir com barulho, nem claridade, o barulho do regador que é automático me acorda! Fora que tenho poucas horas de sono por dia, durmo umas 3 a 4 horas por noite e durante o dia não encosto a cabeça para dormir!
    Agora tenho tomado melatonina, mas não melhorou muito não! meu sonho conseguir dormir 8h bem dormidas, rs

    beijos

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  23. Oi
    Ja sofri muito com insónia, mas hoje consigo dormir bem 😀
    Gostei das dicas e de conhecer as fases do sono 😉
    Bjo

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  24. Adorei o post Paulinha! Tá explicado o porque estou engordando rsrs, aqui a insônia domina. Percebi que conforme vou ficando mais velha, menos eu consigo dormir. Agora que a anvisa liberou eu vivo a base de melatonina senão eu não durmo. Mto bom teu post, vou testar todas as suas dicas. Bjs

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  25. Olá!
    Nossa esse post chegou na hora certa! To comentando aqui no blog as 2:20 da madrugada!
    É uma dificuldade imensa pra mim colocar meu sono no lugar e eu me senti motivada com o post!
    Vou seguir as dicas, tenho certeza que vai ajudar!

    bEIJOS!!

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  26. Esse post serviu para eu tomar vergonha na minha cara rs..
    Eu ando dormindo muito pouco , sabe.. Ando assistindo tv ate demais

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  27. Seu post veio em perfeita hora, preciso melhorar minha qualidade de sono ou até ter sono... confesso que não largo o celular e gosto de uma tv a noite rsrs
    gostei das dicas, tentarei seguir.
    Abraços e Sucesso!
    www.pandapixels.com.br

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  28. Que post bacana! Eu mesma tenho dificuldade conforme minhas emoções, se estou feliz não consigo dormir, se estou triste durmo demais... engraçado né?
    Bjss!
    LetS
    www.leticiaseki.com

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  29. São dicas ótimas, acho esse lance de dormir e sonhar tão interessante..

    www.iathilamarques.com.br/

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  30. Eu tenho sérios problemas com o sono rsrs teve um tempo que ficava dias sem conseguir dormir mais de 1h por noite, meu sono é extremamente leve então qualquerr barulhinho minimo me acorda rsrs e meu relógio interno desperta cedo demais rsrs Meu médico receitou exercicios antes de dormir para cansar o corpo, preciso começar a fazer rsrs

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