quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Resenha: Para sempre Alice

Oi amorecos meus. Como estão depois desse feriadão? Estava pensando o que abordaria hoje aqui no blog e me lembrei de um livro deliciosamente memorável que li esse ano. É de conhecimento de vocês que eu gosto de literatura fantástica e que livros pra mim tem que ser de ação, porém não tenho como expressar meus sentimentos em relação ao livro que vos trago hoje. Para Sempre Alice, é o livro resenhado de hoje e convido vocês a conferirem minhas impressões, sobre esse livro maravilhoso.



Alice Howland, é um renomada doutora em linguística. Professora bem sucedida, mãe de três filhos e casada com um igualmente bem sucedido marido. Seu mundo é tudo com que sempre sonhou. Alice é titular da Universidade de Harvard e isso é motivo de orgulho para ela. Porém em seu aniversário de 50 anos, tudo começa a mudar. 

Durante uma palestra Alice vê uma única palavra fugir de sua mente, ligando um pequeno sinal de alerta. Em meio a outros lapsos de memória, Alice procura orientação médica. Submetida a uma bateria de exames, a Dra. Howland é diagnosticada com Alzheimer hereditário precoce. Desse ponto em diante ela vê sua vida passar muito rápido por seus olhos e suas memórias ficarem pelo caminho. 
Para Sempre Alice, é um narrativa emocionante da trajetória de uma mulher diagnosticada cedo demais com uma doença que lhe corrói as lembranças e acaba por limitar suas habilidades cognitivas. 
Vejo certa dificuldade em falar mais do livro sem dar spoilers, pois minha vontade é contar ele inteiro pra vocês. Por isso, vou falar do que eu senti ao ler. 
Quando iniciei a leitura já estava bem animada devido as boas críticas que li. E eu não estava errada em me animar. A história é envolvente e em determinado ponto, você é Alice. Você sente como Alice. Você chora como Alice. Você sofre como Alice. Apesar de ser um livro de ficção, Para Sempre Alice é um livro que mostra uma realidade muito triste sobre quem sofre desse mal. 
Capa Original.

Para Sempre Alice (ou Still Alice no original), é um livro escrito por Lisa Genova em 2007. Ela é neurocientista e usou sua experiência nesse campo para elaborar essa memorável obra. Ela é americana e uma grata surpresa no cenário literário. 
O livro Still Alice, ganhou sua versão cinematográfica  em setembro de 2014. O filme foi muito bem recebido pela crítica e exceto pelo fato de adaptações de roteiro, ele é bem fiel ao livro. Pois mantém a emoção. Não é um filme para você chorar (apesar de que num dado momento eu me permitir soltar algumas lágrimas), mas te emociona da mesma forma. Eu recomendo muito. 
O destaque do filme, vai par a atuação da linda Julianne Moore que na temporada 2015 de premiações, arrebatou todos os prêmios possíveis incluindo o Oscar de melhor atriz. Super merecido.
Julianne e seu Oscar.

Então deixo aqui não uma mas duas dicas. Um livro memorável e um filme igualmente incrível. Para Sempre Alice é um livro que te mostra de forma crua, o que é ser um especialista em perder lembranças e reforça que por mais que você perca algumas coisas pelo caminho, você sempre será você e terá sempre o amor para reforçar isso. 
Ao ler esse livro, aprendi que nem sempre as coisas acontecem como queremos e mesmo as tragédias podem nos ensinar coisas boas. 
Se você gostar de ler, não perca a oportunidade. E se ler não é sua praia, recomendo o filme. 
E você? Já leu ou assistiu Para Sempre Alice? Conta pra mim.
Beijoka´s.


40 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa! Fiquei super curiosa para ler o livro, parece ser intrigante e comovente. Amo ler livros assim, porque eles me fazem sair do meu mundo, e  ficar imaginando cada personagem, cada cena. O filme pretendo ver somente após ler o livro. amei essa resenha! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, fico feliz que tenha gostado. Acho que realmente irá gostar da leitura, pois é bem envolvente.

      Excluir
  2. Boa tarde flor, como vai? Gostei bastante da indicação desse livro. Ainda nao o conhecia, mas gostei bastante da sua resenha, esse livro me pareceu super interessante e me chamou atenção.
    beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro, só vi o filme e me emocionei bastante. O conto é muito lindo, tudo que a Alice vive, seus problemas durante a doença, nossa... eu realmente gostei do filme <3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ler irá gostar mais ainda. É fantástico.

      Excluir
  4. Adorei a resenha de hoje! Já vi o filme e fiquei apaixonada também pela história e complexidade da personagem, imagino que o livro deve ter muito mais detalhes e ser mais completo que o filme, como sempre é né?! rsrsrs
    Vou tentar pegar esse livro para ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pega sim Anne, acho que irá adorar. É um livro tão gostoso de ler que ao final, dá vontade de ler de novo.

      Excluir
  5. Eu já assisti um filme que o filho ficou com Alzheimer, acho que o nome é algo parecido com "Quando a música tocas", eu esqueci, mas tem a ver com música, pois o filho que já era homem, só lembrava de algumas coisas quando a banda favorita dele tocava, e o pai super diferente, que gostava de clássico, passou a conhecer essa banda só pra ver o seu filho se lembrando. Desculpe mas não tive como não lembrar, pois essas histórias ficam muito na minha cabeça, principalmente se for dessa doença que tanto eu não queria que existisse.

    ResponderExcluir
  6. A resenha ficou incrível! me deu ainda mais vontade de ler e ver o filme
    meu marido sempre me diz para ler o livro agora com a resenha me deu mais vontade.
    bjs e sucessos!
    http://www.pandapixels.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É esse tipo de livro que me prende a leitura, nunca imaginei somente pela capa que ele teria um conteúdo tão intrigante.
    Sua resenha ficou perfeita (como sempre) e me deixou muito curiosa para fazer essa leitura.
    Eu já tinha ouvido indicações mas agora já quero adquirir.
    Beijinhus e parabéns!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juh, você vai amar.
      Ahhhh você é uma fofa <3

      Excluir
  8. Tu acredita que não li o livro nem assisti o filme ainda? Tenho muita vontade de ler e assistir. Queria ver o filme primeiro, já que todo mundo fala tão bem dele. Meu pai e minha irmã assistiram e amaram. Adoro drama e sick lit, gosto de temas assim, e Alzheimer é um tema que chama muito atenção. Espero ler esse livro algum dia, e prometo assistir o filme em breve.
    Beijos!
    http://www.tarsilamartins.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste. Depois nos conte o que achou.

      Excluir
  9. Amei a resenha, já assisti milhares de vezes o filme, mas o livro ainda não tive oportunidade de ler mas já quero hehe.. Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste. É realmente emocionante.

      Excluir
  10. Que resenha legal, imagino sua dificuldade em escrever sem dar spoli rs, o filme eu ja assisti, não li o livro mais parece ser bem interessante. Super beijo da Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito difícil. Mas estou pegando o jeito de evitar os spoillers.

      Excluir
  11. Que resenha mais linda, eu ja ouvi falar muito desse livro mas ainda nao tive a oportunidade de ler ele, nem de olhar o filme, mas de todas as coisas boas que eu já ouvi falar dele me desperta o amor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh obrigada. Com certeza vai gostar tanto do livro como do filme.

      Excluir
  12. Oi Paula, assim como vc sou amante dos livros! Quando vi o título do post já me lembrei do filme, porém não assisti ele inteiro e nem li o livro. Sua resenha está ótima, tbm tenho dificuldade em resenhar, ainda mais de um livro que eu gosto pois tenho medo de encher de spoilers hehe.
    Já quero ler com certeza :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme muito bonito e um livro incrível. Acho que deveria investir um tempo neles.

      Excluir
  13. Oi Paula, tudo bem?!
    Que resenha super bem escrita!!! :)
    Me deu muita vontade de ler o livro!!! Parece ser muito interessante e comovente! ♡
    Obrigada pela indicação de leitura!
    Beijos
    Lílian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, muito obrigada.
      Fico feliz que tenha gostado e espero que leia e curta bastante o livro.

      Excluir
  14. Não conhecia esse livro. Gostei muito da sua resenha !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  15. Sou louca para ler esse livro. Ele parece ser maravilhoso. Amei a resenha.

    http://www.glamourosasderosa.com

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti esse filme e amei. Não sabia que tinha o livro, mas com certeza vou ler. Sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  17. adorei a resenha, só assisti o filme é já achei muuuuito emocionante... agora com certeza vou ler o livro... ótimo post... beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Priscila
      O livro é bem mais emocionante que o filme.

      Excluir
  18. Paula eu já ouvi falar desse livro/filme mil vezes, mas toda vez que paro na frente da tv (no caso netflix) acabo escolhendo outra coisa! Porém acho a história fantástica e muito cativante. Adorei sua resenha que me lembrou de algo que presivo ver rs. Um beijo.
    Esteticando-se

    ResponderExcluir
  19. eu assisti o filme e me emocionei!
    é lindo, triste, intenso....
    preciso ler o livro e comparar os dois....

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

    ResponderExcluir
  20. Eu estou louca para ler esse livro. Já está na minha lista!
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  21. Faz tempo que quero ler o livro.. adorei a resenha

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua resenha, fiquei bem curiosa para ler o livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha e quero muito ler esse livro.

    bjs

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...