quarta-feira, 8 de março de 2017

Você sabe a origem do Dia Internacional da Mulher?


    Olá minhas amoras e meus amores! Como estão nesse dia especial? Eu estou bem e animada para voltar ao meu ritmo normal de postagens. Para celebrar a luta feminina, resolvi trazer pra vocês um pouco de história. Já pararam para pensar o motivo de ser dia oito de março, o Dia Internacional da Mulher? Nunca? Vem comigo que vou contar pra vocês. 
        Muitos imaginam que a data surgiu após o incêndio de 1911 em Nova York, quando cerca de 130 operárias vieram a falecer carbonizadas. Porém o incidente ocorreu em 25 de março daquele ano. Apesar de ter servido como combustível para as lutas feministas ao longo do século 20, os eventos que levaram a criação desse dia são anteriores a este ocorrido. 

Estados Unidos
         Desde o final do século 19, organizações femininas vindas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Com jornadas de trabalho de 15 horas diárias e salários de fome introduzidos pela Revolução Industrial, as mulheres começaram a fazer greves e reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, que era bem comum durante aquele período. 

Mulheres na França. 
        O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em 1908 no mês de maio nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguindo, o Partido Socialista dos EUA tornaram oficial a data de 28 de fevereiro como Dia da Mulher. Isso culminou com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e que levou em novembro de 1909 a uma longa greve têxtil que acabou com o fechamento de quase 500 fábricas americanas. 

Mulheres protestando nos EUA.

       Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi-se adotada a resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher, que foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. Seu objetivo? Honras as lutas femininas e, assim. obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações. 

            Com a Primeira Guerra Mundial eclodiram mais protestos no mundo todo. Porém, foi em 08 de março de 1917 que cerca de 90 mil operárias se manifestaram contra o Czar Nicolau II. As reclamações? Más condições de trabalho, fome e a participação russa na guerra. O protesto que ficou conhecido como ''Pão e Paz'', consagrou a data e em 1921 ficou conhecido como Dia Internacional da Mulher. 


Mulheres em protesto na Rússia.
Comemoração do primeiro Dia Internacional da Mulher em 1975.
       Mas foi somente em 1945- mais de 20 anos depois, que a ONU assinou o primeiro acordo internacional que afirmava os princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 60 o movimento feminista ganhou corpo e em 1975 comemorou-se de forma oficial o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o 8 de março foi reconhecido de forma oficial pelas Nações Unidas. 

Protesto realizado no Brasil em 1968
         No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.
         Então minhas amoras e meus amores, esse é um momento de reflexão de uma luta que dura há mais de um século e visa a mobilização contra discriminação e violência moral, física e sexual infringidas as mulheres. Essa reflexão deve ter por objetivo impedir o retrocesso. Acho importante citar que essas mulheres lutaram pelo que lhes era direito, sem radicalismos, sem apelação...apenas seus direitos. 
Que seja um momento para que o espírito feminista se fortaleça, porém com os princípios corretos e não com extremismo travestido de luta. 
Um feliz Dia Internacional da Mulher a todas nós. Não se esqueçam nunca:
Fonte de pesquisa: As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Ana Isabel Álvarez Gonzalez, 208 págs., Ed. SOF/Expressão Popular

18 comentários:

  1. Oi
    Infelizmente teve que acontecer uma tragédia para nos mulheres termos um dia em nossa homenagem.
    Pena que não temos muito o wue comemorar, todos os dias mulheres são agredidas ou assassinadas...
    Temos que refletir e pensar em soluções para acabar totalmente com a violência contra as mulheres.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Paula que história triste dessas mulheres, elas queriam apenas os seus direitos, mesmo tendo dado essa data do dia internacional da Mulher para homenagear, muitas mulheres ainda sofrem, mas esperamos que um dia isso venha mudar, Paula feliz dia das mulher bjs.

    ResponderExcluir
  3. Paula que história triste dessas mulheres, elas queriam apenas os seus direitos, mesmo tendo dado essa data do dia internacional da Mulher para homenagear, muitas mulheres ainda sofrem, mas esperamos que um dia isso venha mudar, Paula feliz dia das mulher bjs.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante sabermos da história por trás de tudo deste dia que comemoramos o dia internacional da Mulher! Não são só flores, há um grande contexto por tras de tudo , de conscientização , de luta e evitar o retrocesso como muito bem vc pontuou!Excelente texto informativo!

    ResponderExcluir
  5. É bem legal a história que deu origem ao dia das mulheres.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu não sabia da historia, foi bem interessante.
    muito boa essa postagem!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber mais sobre o dias das mulheres, teve que ter uma tragédia e muita luta pra conseguirmos reconhecimento, e ainda tem gente que reclama que é injusto ter um dia somente para as mulheres, fala sério. Se todos soubessem dessa história veriam com outros olhos.
    Ótimo post.

    Beijos
    www.caroldoria.com

    ResponderExcluir
  8. Não sabia muito bem da história... as mulheres são mesmo guerreiras!!! Infelizmente hoje ainda há muito preconceito em relação a tarefas domésticas... menores salários... cargos que não podemos exercer... entre outras coisas mas vamos a luta sempre!!!!! um Feliz dia das mulheres pra vc!!

    ResponderExcluir
  9. Em todos os lugares tem sua história que foi atribuído o dia internacional da mulher, na verdade começou na força de trabalho sobre a igualdade de remuneração, e tantas outras coisas foram surgindo que,hoje temos nosso dia.. através daquelas lutadoras por direitos iguais...

    ResponderExcluir
  10. A nossa história de luta é realmente de tempos atrás. Cada hora uma manifestacao, revolucao, mostrando que a sociedade pode e deve ser igualitária e nao opresora.
    Parabéns para nós mulheres e nossa luta diária para um bem maior.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pra nós por sermos tão fortes e batalhadoras! Por não desistirmos nos primeiros obstáculos e por sempre andar de cabeça erguida apesar de qualquer coisa. Somos fortes, somos guerreiras!
    Beeijoos.
    www.mayaradrumond.com

    ResponderExcluir
  12. Sim sabia sim, e gosto muito de ler essas coisas e ver o quanto já conquistamos nesse mundão a fora viu?! É muit importante saber que temos nosso lugar ao sol e que lutamos muito pra isso.

    http://blogmirandacombr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Paula! Uma tragédia que muitas poucas pessoas conhecem, realmente triste. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula, tudo bem?

    Infelizmente, as mulheres precisaram sofrer muito para conseguirem igualdade na sociedade e serem recomhecidas por todos. Mas, de certa forma, dar um orgulho enorme em ver que muitas mulheres, memso em uma época tão machista não se deixaram vencer e foram lutar por aquilo que acreditavam e queriam. Muito obrigada por escrever este post e me fazer ver o quanto é importante acreditar e lutar! Post maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Aprendi na escola a origem desse dia tão marcante para nós, mulheres !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia o quão importante era essa data, o quão importante foi pra que esse dia surgisse.
    E tenho certeza que muita gente também não tem esse conhecimento.
    Vou compartilhar com mais pessoas <3
    Amei sua postagem!
    Beijinhus e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia a história da origem do dia das mulheres, é triste mas ao mesmo tempo é uma conquista, mesmo que seja mínima. O feminismo tinha tudo para ser lindo, perfeito e um forte movimento, mas como levar a sério algo que faz encenações de Maria abortando Jesus, artista famosa que representa a causa apoiando clinica que abortava bebe para vender os fetos por lucro... sabe essas coisas me faz querer ficar longe do movimento, mas nem por isso deixo de lutar pelas mulheres. Onde trabalho por exemplo, várias vezes comprei brigas e quase fui demitida por defender colegas de trabalho que estavam sofrendo por conta do machismo, não devemos ter medo. E concordo com o que vc disse, temos que nos unir para prevalecer essa conquista, mas nada desses extremismos e fanatismo que anda aparecendo na mídia.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a origem. Esse dia sem duvida nenhum é fruto de muitas lutas e batalhas. Adorei o post

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...